“Nos quais o deus deste século cegou o entendimento os incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” 2 Coríntios 4.4
É impressionante o esforço demasiado sobre o ser humano, cujo objetivo principal é cegar o entendimento das pessoas a fim de que elas não percebam com clareza quais são as verdadeiras mensagens que estão querendo nos transmitir. Uma ilustração bem recente é o assunto que trata das chamadas mensagens subliminares.
Mensagem subliminar - Estímulo que não é suficientemente intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que quando repetido atua no sentido de alcançar um efeito desejado. No reino espiritual as coisas funcionam mais ou menos da mesma maneira.
Observe: A palavra de Deus afirma que Moisés vivia não baseado somente naquilo que ele via, mas também naquilo que ele não via: "Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível." Hebreus 11:27
O apóstolo Paulo afirma que a nossa luta não é travada no reino físico e sim no reino espiritual: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:12. Isso significa que existe uma realidade que esta além do que os nossos olhos podem contemplar!
A atuação de demônios tentando nos enganar e usando para isso de diversos artifícios que dispõe, está claro na vida do próprio Senhor Jesus Cristo:
"1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo:
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam." Mateus 4:1-11 .
Isso significa que, por trás de toda realidade física, de um objeto físico e de uma circunstância física existe uma realidade espiritual, um objeto espiritual e uma circunstância espiritual.
Vejamos:
Na idolatria: "O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus." Oséias 4:12. Perceba um espírito de engano atuando através de uma imagem.
No esoterismo: Horóscopo, leitura de mão e toda adivinhação do futuro: "16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. 18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu." Atos 16:16-18.
Nas visões místicas: "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." 2 Coríntios 11:14.
Na pornografia, homossexualismo, lesbianismo e todas as formas e distorções e aberrações sexuais:
"24 Por isso, Deus os entregou à impureza, pelos desejos do coração deles, para desonrarem o seu corpo entre si.
25 Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre. Amém!
26 Por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Porque até as mulheres trocaram o modo natural das relações íntimas por outro, contrário à natureza.
27 Da mesma forma, também os homens, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo indecência, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convêm.
29 Estão cheios de todo tipo de injustiça, perversidade, avareza e maldade. Estão cheios de inveja, homicídio, discórdia, engano e malícia. São difamadores,
30 caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes, orgulhosos, inventores de males, desobedientes aos pais,
31 insensatos, desleais, sem afeição natural e sem misericórdia.
32 Embora conheçam a sentença de Deus, de que os que praticam tais coisas são passíveis de morte, eles não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam." Romanos 1:24-32.
Como você pode romper com todas essas práticas que trouxeram e às vezes continuam trazendo implicações sobre a sua vida?
1) Arrependimento que provém de uma consciência pura;
2) Renúncia (Não entre afundo sobre esse; assunto; apenas oriente que mais adiante ele terá a oportunidade de entender melhor sobre esse assunto);
3) O nome de Jesus (oriente que qualquer influência ou opressão podem ser combatidas através do mencionar o nome do Senhor Jesus Cristo);
4) A consciência da identidade de filho e herdeiro de Deus. Conscientize-se de que a sua posição agora é acima de todo principado e de toda potestade: "e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus." Efésios 2:6
Leituras adicionais: Daniel 10 (o capítulo todo) / Is 14.12-16 / Jó 1.6-22
“Eu Te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42.5).