“Se, porém andarmos na luz, como Ele esta na luz, mantemos comunhão uns com os outros”. (1Jo 1:17)
A primeira evidência de que estamos na luz é o fato de mantermos comunhão uns com os outros. Isso desfaz a ideia de que podemos estar na luz, vivendo uma vida de completa independência e longe uns dos outros. Esse é um argumento contra aqueles que dizem que não vão a igreja, mas oram em casa.
Você acabou de ser recebido(a) como parte de uma família. A família de Deus! Lembra-se?
Como parte dessa família (Ver Efésios 3.15 e 1a Coríntios 12.27) precisamos aprender a amar, a servir e a se relacionar uns com os outros.
"Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome," (Efésios 3.15).
"Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular." (1 Coríntios 12.17).
▪ Devemos crescer em amor com o nosso irmão: "E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco;" (1Tesslonicenses 3.12).
▪ Devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos: "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22.39).
▪ Devemos suportar os fracos: "1 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação." (Romanos 15.1,2).
▪ Devemos ser hospitaleiros: "Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;" (Romanos 12.13).
▪ Devemos aconselharmo-nos mutuamente: "Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também." (Colossenses 3.13).
▪ Devemos confessar as nossas faltas aos outros: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5.16).
▪ Devemos orar uns pelos outros: "...orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tg 5.16b).
▪ Não devemos murmurar uns dos outros: "Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também." (Colossensesl 3.13).
▪ Devemos levar as cargas uns dos outros: "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." (Galatas 6.2).
▪ Devemos estar juntos na tristeza ou na alegria: "Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;" (Romanos 12.15).
Devemos viver de tal maneira dessa forma que qualquer pessoa poderá se admirar da vida e alegria que evidenciamos: "42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." (Atos 2.42-47).
▪ Podemos tomar refeições/lanches juntos: "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração," (Atos 2.46).
▪ Podemos ajudar os irmãos mais carentes: "E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister." (Atos 2.45).
▪ Podemos sair Juntos: "E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel." (2 Reis 2.2).
▪ Podemos estar juntos nas horas difíceis: "Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios." (Romanos 16.4).
▪ Podemos animar-nos uns aos outros: "O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias." (2 Timoteo 1.16).
▪ Podemos preocupar-nos uns com os outros: "Não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a macedônia." (2Coríntios 2.13).
▪ Podemos telefonar, praticar esportes juntos, ajudar em oração e necessidades.
▪ Se o nosso irmão pecar (Mt 18.15-17) podemos falar com ele a sós, exortá-lo, ajudá-lo a levantar-se; não devemos falar, sobre o assunto, com ninguém, a não ser com a pessoa que dá cobertura espiritual a ele, fazendo tudo para ver o nosso irmão restaurado.
"15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano." (Mateus 18.15-17).
"21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um." (João 17.21,22)
"24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hb 10.24,25).
"1 Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. 2 Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, 3 E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, 4 Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?" (Tiago 2.1-4).
"8 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção." (1 Pedro 3.8,9).
"1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (1 Coríntios 13:1-3).
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."(Lucas 21.19)