"14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1.14-16).
O pecado é a única coisa que pode roubar a autoridade e o respaldo de Deus em sua vida.
a) Santidade: em primeiro lugar santidade é um atributo divino que significa pureza, perfeição moral e separação do pecado. No que diz respeito ao homem, a santidade representa seu estado presente em Cristo (Romanos 6.22).
b) Santo: é todo aquele que em Cristo alcançou esta nova posição diante de Deus, como aquele que apartir desta nova posição se afasta do pecado;
c) Santificação: é o grau de separação que temos das práticas pecaminosas
A santificação é um processo. No grego, santificação quer dizer “ação contínua”. A santificação é o processo que mantém o “vaso limpo”: "Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;" (1Tessalonicenses 4.4). É a santificação que dá, ao Espírito Santo, as condições necessárias para usar o crente poderosamente.
A santidade é o alvo e propósito da semelhança de Deus, é o ato de ser dedicado a Ele e viver para agradá-lo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Romanos 12.1).; "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" (Efésios 1.4).
É o Espírito Santo que realiza em nós a santificação: "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" (Filipenses 1.6); "22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei." (Gl 5.22-23).
Se não vivermos a santidade jamais veremos a Deus: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" (Hebreus 12.14).
Santificação significa tornar santo, consagrar-se, separar-se das coisas do mundo e apartar-se do pecado, a fim de termos ampla comunhão com o próximo e com Deus e servi-Lo com alegria e singeleza de coração.
▪ Porque Deus é santo: "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1.16).
▪ Porque Deus nos chama a santidade: "Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação." (1 Tessalonicenses 4.7).
▪ Porque somos novas criaturas: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17).
▪ Porque somos propriedade exclusiva de Deus. Ele nos comprou para si: "Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (1 Pedro 2.9).
▪ Porque agora somos luz no Senhor: "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" (Efésios 5.8).
▪ No pensar: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4.8); "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;" (2 Coríntios 10.5); "Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2.16)
▪ No uso do corpo: "19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1Coríntios 6.19-20);
"23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1Tessalonicenses 5.23); "10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;" (2 Coríntios 4.10)
▪ No agir: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;" (1Pe 1.15); "23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens," (Colossenses 3.23); "18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." (Rm 12.18).
▪ No falar: "33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (1Coríntios 15.33); "36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo." (Mateus 12.36); "25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Efésios 4.25)
Uma boa dica para ser santo no PENSAR, é conectar o nosso pensamento nas coisas de Deus. Quando vierem pensamentos pecaminosos, trate-os como um visita indesejada. Não dê atenção. Se os pensamentos continuarem, preencha sua mente, imediatamente, com versículos bíblicos (principalmente os de santificação e guerra). Veja aqui alguns versículos bons para se decorar:
"14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;" (1 Pedro 1.14).
"8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (1 Pedro 5.8).
"41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26.41a)
"13 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1Coríntios 10.13).
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4.7).
Cuide do seu CORPO, ele é templo do Espírito Santo. Certa vez uma jovem que havia aceitado a Jesus, conscientizada pelo Espírito Santo, disse: a partir de hoje passarei a me vestir como se Jesus fosse meu acompanhante. Não maltrate o seu corpo, nem tenha vergonha dele, pois lhe foi dado como presente de Deus. Seja fiel ao Senhor!
Cuidado no AGIR. Vigie suas ações e atitudes. Deixe Deus moldar um novo comportamento para que você seja o “retrato” a imagem do próprio Deus por onde você passar.
Quando FALAR, fale somente o necessário. Policie as palavras. Cuidado com “baixarias”, palavras vulgares, palavrões, etc. Ame o seu próximo e não use palavras que possam ferí-lo.
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12.21)
Comece hoje mesmo o propósito da “Vida de Santidade”. Seja santo como o seu Deus é santo. Afaste-se das práticas que contaminam a nossa alma e nos deixa “sujos” pelo pecado. Quanto mais nos santificamos, mais nos aproximamos de Deus, então fique vigilante. Lembre-se, as pessoas não podem ver a Jesus; elas o verão através de você.
“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1.16)