“De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, assim andemos nós também em novidade de vida”. (Romanos 6.4)
Existe uma analogia (comparação) feita pelo apóstolo Paulo no texto citado que diz respeito ao batismo. Consideramos ainda muito cedo nos aprofundarmos neste assunto. Cremos que por enquanto, o mais importante é o seguinte entendimento:
Morte = Sepultamento. Você já estudou o texto que afirma que todos nós estávamos mortos (separados de Deus) nos nossos delitos e nos nossos pecados. Quando aceitamos Jesus Cristo em nosso coração, nós ressuscitamos e passamos a viver de uma maneira diferente.
Ressurreição = Novidade de vida. A partir de agora, fui chamado para andar de uma maneira diferente da qual eu vivia. Fui chamado para andar em novidade de vida!!!
1) Você está morto para o pecado (hoje) e vivo para Deus (hoje): "11 Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." (Romanos 6.11,14,22).
2) Você era réu do juízo de Deus e agora é livre e possuidor da vida eterna: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8.1).
3) Você era inimigo de Deus e estava em rebelião com o Criador; agora você foi reconciliado com Deus e está em paz: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Romanos 5.1).
4) Você foi libertado do império das trevas e do domínio de satanás: "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;" (Colossenses 1:13).
5) Você não fazia parte da família de Deus, mas agora faz parte: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;" (Efésios 2.19).
6) Você se tornou Templo do Espírito Santo de Deus e agora Ele habita em você: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1Coríntios 6.19,20).
a) Família, amigos, mundo.
b) Satanás não desiste (Império das trevas).
c) Os costumes da carne (Os velhos vícios da carne).
A Palavra de Deus
Fonte de fé: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10.17).
Orientação: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sl 119.105).
Alimento: "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4.4).
Oração (Comunhão e comunicação com Deus)
"2 E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu." (Lucas 11.2)
"14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (João 14.14)
"6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." (Tiago 1.6)
A Igreja (Comunhão)
"42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos 2.42)
"5 Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (1 Pedro 2.5).
"3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. 4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. 6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. 9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem." (Romanos 12.3-9).
"12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 18 Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. 19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. 21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Colossenses 3.12-21)
"Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros." (João 15.7).
"21 Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista." (1 João 3.21-22).
"16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5.16).
"16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Timóteo 3.16,17).
“Assim que, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; esis que tudo se fez novo" (2 Corintios 5.17)