“Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado, e eis que eu estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.19,20).
O discipulado é a forma como Deus trabalha para nos reeducar e nos tornar cada vez mais semelhantes a Cristo. O discipulado é o evangelho em essência. Além disso percebemos que essa foi a ordem estabelecida por Jesus no texto citado, sendo assim, não se trata de uma sugestão, mas de uma ordem; se quisermos corresponder com a vontade de Deus, precisamos estar dispostos a fazer discípulos. Entretanto, antes de fazermos discípulos precisamos ser discípulos! Discipulado é ser e fazer discípulos.
1) Um verdadeiro discípulo é aquele que renuncia a si mesmo: "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16.24).
2) Um verdadeiro discípulo é aquele que está disposto a seguir Jesus, custe o que custar!!!: "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16.24).
3) Um verdadeiro discípulo é aquele que sabe priorizar segundo os valores estabelecidos pelo próprio Deus: "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14.26).
4) Um verdadeiro discípulo é aquele que se submete às autoridades delegadas sobre a sua vida: seu líder de célula, seu consolidador, seus pastores, etc.: "1 Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação." (Romanos 13.1,2).
Um outro texto muito forte e que embasa o processo de discipulado como o instrumento de Deus para formação e propagação do seu evangelho é 2 Timóteo 2.2: "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."
Você percebe?
Aquilo que está sendo realizado com você precisa se estender a outros e ser realizado também através de você. Isso é discipulado!!!
Dessa maneira, o Senhor estará estendendo o seu reino e multiplicando sua imagem (santidade e poder) através de seus discípulos hoje: você e eu!!!
Imagine como o processo funciona!
Você só pôde ser alcançado pelo evangelho porque alguém pagou o preço e se dispôs a orar e pregar para você. Concorda?? Jesus tinha uma missão universal e estava limitado pelo tempo e pelo espaço. Como homem, não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Então a idéia nasceu, Jesus iria se multiplicar em doze através de seus discípulos e assim ampliar a esfera de sua ação. O processo do discipulado hoje funciona dentro do mesmo princípio.
Aquilo que você recebeu, transmite a outros homens fiéis que serão idôneos e instruirão a outros e assim o reino de Deus se expandirá e a glória de Deus encherá toda a terra.
O preço do discipulado
Orar todos os dias mesmo quando você não tem vontade de orar.
Estudar a Bíblia todos os dias, mesmo quando você não tem vontade de estudar.
Ser intencional no sentido de buscar pessoas para Cristo todos os dias.
"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." (Hebreus 13.17).
"Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;" (1 Pedro 2.13).
"Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?" (Hebreus 12.9).
" Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4.7).
"Para o discípulo de Jesus, o estágio do discipulado não é o primeiro passo em direção a uma carreira promissora. Ele é o cumprimento do seu destino." - David Boch
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lc 9.23)